Ministerio-Publico-0708131

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT/RS) notificou nesta sexta-feira (15/7) a Seara, do Grupo JBS, sobre a interdição de uma unidade produtiva no município de Frederico Westphalen. A atividade na planta foi suspensa depois de uma operação para avaliar condições de saúde e segurança nos frigoríficos do Estado.

“O grupamento operacional constatou risco grave e iminente de acidentes e doenças ocupacionais aos trabalhadores. Também verificou ausência de medidas eficazes e legalmente previstas para evitar ocorrências”, informa a nota do Ministério Público.

As autoridades interditaram oito máquinas, entre polidoras, serras esteiras e injetores. Sete setores da unidade também foram interditados, entre eles os se triparia e abates. Para pedir a liberação das atividades na unidade, a Seara tem que apresentar documentação comprovando ter cumprido as medidas de saneamento.

Ainda conforme a nota, a JBS, dona da Seara, é a maior empregadora do município de Frederico Westphalen. Ao todo, são 940 trabalhadores, sendo 750 na produção. O abate diário na unidade interditada é de 2 mil suínos por dia.